quarta-feira, 7 de agosto de 2013

A origem de nossa cidade

Conquistando o Sertão Goiano: a chegada dos bandeirantes nas terras dos índios Goyazes
A cidade de Catalão no dia 20 de Agosto de 2013, comemora 154 anos de fundação. Mas, nossa cidade nem sempre foi como a conhecemos. A história de construção de nossa cidade é cheia de aventuras e curiosidades, e se inicia por volta de 1722 com a comitiva de Bartolomeu Bueno da Silva Filho.  
Não era a primeira viagem de Bartolomeu Bueno da Silva Filho às terras dos índios Goyazes. Aos 12 anos de idade, no ano de 1682, Bartolomeu acompanhou seu pai, Bartolomeu Bueno da Silva, bandeirante que ficou conhecido como “O Anhanguera”, que significa “Diabo Velho” no idioma indígena as terras dos índios Goyazes. O Anhanguera recebeu esse nome, por ter colocado fogo em uma tigela com aguardente na frente dos índios, afirmando que iria colocar fogo em toda a água da tribo, caso eles não lhe contassem o local das minas de ouro.
No final do século XVIII o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, o Anhanguera II retorna as terras goianas com uma comitiva de 190 homens de diversas origens, desde padres e comerciantes até homens armados, dispostos a fazer tudo para conseguir riqueza. Assim como seu pai, Bartolomeu Bueno da Silva Filho procurava ouro e a captura de indígenas para serem escravizados.
Bartolomeu Bueno da Silva Filho e sua comitiva chegaram às terras, que hoje conhecemos como nossa cidade, atravessando o Rio Paranaíba na altura do município de Cumari, onde o rio era mais estreito e oferecia as melhores condições para que a comitiva atravessasse em segurança. Esse porto ficou conhecido como o Porto de Lalau, onde deixaram uma cruz, para marcar onde a passagem do rio era mais segura. Atualmente esse local fica na “Fazenda dos Casados”, nas bordas do Ribeirão Ouvidor, que se encontra onde hoje é a cidade de Ouvidor, contudo, a Cruz original foi transferida para a Cidade de Goiás no ano de 1916, restando apenas uma réplica da original.
Entre os 190 homens que viajavam com Bartolomeu Bueno da Silva Filho, havia um espanhol da região da Catalunha (Espanha), que era apelidado de “Catalão”. Era muito comum na época que a medida que se avançava pelo território, iam-se criando pequenos entrepostos, um pequeno comércio que fornecia alimentos e pouso para os viajantes. Nossa cidade surgiu de um destes entrepostos, que ficou conhecido como “Arraial do Catalão”.
Muitos memorialistas, como Cornélio Ramos narra que o “Catalão” ficou nestas terras por elas se parecerem muito com sua terra natal na Catalunha, devido aos morros e ao córrego Pirapitinga, mas, na verdade formar um ponto comercial nesta região era muito lucrativo, pois afinal, ele seria o único a comercializar alimento e pouso seguro para os viajantes com destino as minas de ouro de Goiás Velho e Paracatu (MG).
Em 1828, este povoado contava com 5 ( cinco) casas de telhas e 20 ( vinte ) ranchos de capim, já em 1833, o arraial é elevado à categoria de Vila, separando-se da Comarca de Santa Cruz. O crescimento de nossa cidade não parou mais, em 1859 é fundada a cidade de Catalão, no dia 20 de agosto de 1859.
O crescimento urbano de Catalão
Fotografia tirada em 1892 do Morrinho de Sõa João
mostrando a cidade de Catalão Goiás
Você saberia dizer qual é o bairro mais antigo de nossa cidade? O bairro mais antigo de Catalão é o bairro Santo Antônio, mais próximo do Córrego do Almoço.  As primeira casas foram construídas na antiga “Rua da Grota”, hoje rua Antônio Camargo. O local era chamado de “Grota” pois, as primeiras casas foram construídas próximos a regatos e ribeirões que desaguam no Pirapitiga. Como não havia água encanada, morar próximo a pequenos rios era uma necessidade.
A economia da cidade se resumia à produção agropecuário de milho, feijão, arroz, mandioca, batata, cenoura, café, tabaco e algodão, apenas para consumo próprio, e para a comercialização a criação de gado bovino para comercialização. A criação de gado era a única a ser comercializada por ser o gado um produto auto transportável, ou seja, não havia caminhões para levar a produção agrícola, o gado poderia ser tocado por peões até as áreas consumidoras no Sudeste do Brasil.
Em 1895 chegaram os primeiros imigrantes árabes. Depois, vieram colonos italianos, uma turma que compunha-se mais ou menos de 40 pessoas, alguns dos quais se naturalizaram. Em 1912 ou 1913 chegaram os espanhóis e depois os sírios, sendo estes últimos a maior colônia que Catalão já teve.
Os sírios trabalharam desde profissões liberais às atividades agropecuárias. Os irmãos Salles, por exemplo, iniciaram a lavoura mecanizada na região, por volta de 1926, movimentaram as indústrias de álcool, motor, açúcar e máquina de beneficiar arroz. Além disso, trouxeram representações bancárias do Banco do Brasil para a região. A atividade comercial dos “Cacheiros Viajantes” se torna uma das principais atividades econômicas de Catalão, e fator principal da urbanização de nossa cidade até a chegada a ferrovia no início do século XX.
A “Marcha para o Oeste” como ficou conhecida, foi a segunda onda de ocupação do território de Goiás. A riqueza produzida pela Café paulista investe na construção de ferrovias que ligavam as partes mais remotas do país ao Sudeste do Brasil. A ferrovia chegou em Catalão em 1913 e iniciou um período de grande desenvolvimento econômico e urbano para nossa cidade, pois ela transportava pessoas e mercadorias em menor tempo.
O município de Catalão era muito maior do que a área que é apresentada hoje em dia. Fazia parte de Catalão os municípios de: Três Ranchos, Ouvidor, Davinópolis, Goiandira, Cumari e Corumbaíba. O crescimento destas cidades com o tempo foi tornando estes municípios independentes e tornando-os emancipados.
Primeiras indústrias de Catalão - Charqueada Margon em 1900
As indústrias, neste período eram bem diferentes das que conhecemos hoje. As charqueadas, curtumes, fabricação de calçados, além de fábricas de manteiga, salsicharia, queijo, banha e sabão, eram as indústrias da época e forneciam emprego para as pessoas que viviam na cidade.
Até o fim da década de 1960 a economia catalana era baseada na agropecuária, um pequeno comércio e uma indústria ainda em desenvolvimento. A indústria que possibilitou o crescimento urbano significativo de nossa cidade foi a indústria mineradora.
No ano de 1894 o potencial de minério da região já havia sido descoberto com a Missão Cruls, mas foi somente em 1969 que foi possível explorar economicamente essa riqueza mineral. A primeira indústria mineradora de Catalão foi a Metais de Goiás S/A (Metago) e, posteriormente a Fosfago, que mudou de nome para Copebrás S/A. Em 1976 entra em funcionamento a Mineração Catalão e em 1981 a Goiásfertil S/A. Essas indústrias atraíram muitos jovens que viviam na área rural de Catalão e de cidades vizinhas, que passaram a serem empregados destas novas indústrias. Esse fator motivou o crescimento significativo da área urbana de nossa cidade.
Inauguração da Estação Ferroviária em Catalão em 1913.
Catalão se tornou em 1970 a principal cidade da região Sul Goiana. Era a maior cidade, e a que possuía a melhor infraestrutura que dos outros municípios, e foi esse o principal fator que fez com que a cidade se tornasse o principal centro de atração populacional da região. Os municípios Anhanguera, Corumbaíba, Cumari, Nova Aurora, Davinópolis, Três Ranchos e Goiandira tiveram suas populações reduzidas neste período. O crescimento urbano e industrial de Catalão de 1970 até os dias de hoje somente aumentaram comprometendo assim o crescimento das cidades vizinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário